USE TATUAPÉ PROMOVE ENCONTRO DOS PRESIDENTES E DIRETORES DE CASAS ESPÍRITAS

Realizado neste último domingo, 18/03/2018, na casa Fraternidade Irmã Dolores.

RESUMO (*)

Este encontro se caracterizou primeiramente por enfoques abordados pelos dirigentes, em temas preocupantes e de interesse coletivo, como depressão e suicídio, drogas na adolescência, que podem ser inseridos na pauta de desenvolvimento de estudos e palestras com especialistas, já que são assuntos da realidade social, com impactos no equilíbrio da família e no comportamento dos indivíduos. Uma frase que foi colocada: a casa espírita tem sua função básica de divulgar e esclarecer a Doutrina Espírita na sua essência, de forma que o público se adapte à Doutrina e não a Doutrina se adapte ao público.

A USE Tatuapé reforça a proposta de que as casas tragam para discussão ao órgão local primeiramente, os seus problemas e as suas necessidades, onde os trabalhadores dos departamentos possam desenvolver ações conjuntas e atividades integradas, sempre buscando a eficiência e melhoria da qualidade, evitando-se, também, a sobreposição de trabalhos idênticos e simultâneos em várias casas. A participação dos trabalhadores e representantes nas reuniões da USE Tatuapé é fundamental para que haja evolução e melhoria com qualidade.

Outra grande e benéfica ação é a troca de experiências entre as casas. Daí podem nascer cursos específicos de aprimoramento, como o de formação de expositores, educadores, dirigentes e trabalhadores nos diversos departamentos.

Muito importante é a indicação de trabalhos de excelência, que já existem, porém são conduzidos de maneira tímida e individual no movimento espírita. Estes podem ser aplicados e extendidos com um bom planejamento.

Quanto as dificuldades que certas casas encontram na sucessão, estas devem ser resolvidas exclusivamente pela administração, a USE tem limites na interferência quanto a esta questão e respeita, mantendo a ética, a autonomia das instituições.

Importante foi a abordagem das alterações do livro A Gênese, trazidas à tona no Seminário dos 150 anos de publicação do livro A Gênese, o Resgate Histórico, do dia 04/03/2018, o que nos leva à discussão e definição de ações e mudanças de postura de todos nós, espíritas desta distrital.

Como proposta, foi sugerida a criação de um grupo ou mais grupos para comunicação on line para discussão de assuntos pertinentes.

A questão da contribuição de todos para participação mais ampla e efetiva dos jovens e da mocidade espírita, foi levantada, e como o assunto é de grande importância, torna-se também prioritária a sua atenção na pauta das discussões.

Para anotar na agenda:
Próxima reunião mensal da comissão executiva e departamentos da USE Tatuapé: 20/03/2018.
Reunião mensal do Conselho Deliberativo da USE Tatuapé: 27/03/2018.

(*)Texto elaborado por João Vello Filho - Diretor do Departamento de Comunicação da USE Tatuapé