ESDE


Avaliação de grupos de estudo e troca de experiências em reunião de monitores da AEE na USE-SP em 25 de fevereiro


Em 25 de fevereiro de 2018, domingo, das 9h às 13h, acontecerá a primeira reunião em São Paulo, dos Monitores da Área de Estudos da Doutrina Espírita (AEE) que engloba os cursos do ESDE, EADE e outros. Realizada na sede da USE, na Rua Dr. Gabriel Piza, 433, próximo ao Metrô Santana, na capital paulista, a reunião terá Avaliação como tema central. O objetivo será tomar contato com métodos de avaliação de grupos de estudo e refletir sobre como realizar avaliação com amorosidade. Também trataremos das dificuldades e problemas encontrados no dia a dia dessas reuniões. A meta é promover a reflexão, fornecendo instrumentos para que nossa atuação seja potencializada.

As reuniões são interativas, participativas e dinâmicas, permeadas por alegria e fraternidade. Estruturadas e coordenadas pela equipe do Departamento do ESDE/EADE na USE SP, 1ª Assessoria, estão abertas a todos que têm interesse em atuar ou que já atuam em grupos de estudos de Doutrina Espírita, independentemente da metodologia aplicada. Vamos aproveitar, também, a oportunidade para a troca de experiências, fortalecimento dos laços de amizade e companheirismo e conquista de novos amigos.

Para fazer a inscrição, é suficiente preencher a ficha abaixo (também anexada em formato pdf) e enviá-la para este meu e-mail pessoal (katia.penteado@gmail.com) ou para o e-mail esde1@usesp.org.br. Aguarde o e-mail de confirmação para validar sua inscrição. Solicita-se a contribuição de R$ 20,00 para cobrir despesas com material e coffee break, assim como com a manutenção do local. A contribuição será coletada no dia do encontro.

Também segue o cartaz do evento, para que você colabore na divulgação junto às casas espíritas de sua área de atuação.

A USE SP é a federativa coordenadora e representativa do movimento espírita do Estado de São Paulo.

O ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) é uma ferramenta de estudo do Espiritismo, oferecendo oportunidade de ampliação do conhecimento da base fundamental da Doutrina Espírita, presente nas cinco obras básicas de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Muito mais que um cronograma de estudos ou uma lista de conteúdos, o ESDE é um programa de estudo metódico, contínuo e sério da Doutrina Espírita, de forma a garantir a coerência doutrinária. A Filosofia do ESDE se expressa pelo acolhimento, consolo, esclarecimento, orientação, cooperação, trabalho coletivo e divulgação pelo exemplo. É um jeito de aprender, um espaço de convivência e de compartilhamento de experiências e de aprendizados. Os objetivos principais do ESDE, que em 2013 completou 30 anos, são: estimular o estudo e a vivência do Espiritismo de forma regular e contínua, estimular o desenvolvimento de uma consciência ética por meio do conhecimento espírita e da vivência do Evangelho e promover a renovação moral e intelectual dos indivíduos e das coletividades mediante o esclarecimento da origem, natureza e destinação do ser humano.

O EADE (Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita) destaca a relevância da formação moral do ser humano, com o objetivo de propiciar o conhecimento aprofundado da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto: religioso, filosófico e científico; favorecer o desenvolvimento da consciência espírita, necessário ao aprimoramento moral do ser humano e aprofundar a reflexão sobre a importância da melhoria moral no progresso do Espírito.
Fico à disposição para esclarecimentos e informações complementares.
Agradeço sua atenção, desejando que Jesus esteja sempre em nossos pensamentos, servindo de modelo à nossa ação.

Abraços fraternos,
Katia Penteado
Celular – 11 – 99935-1602
Facebook: katia.penteado
Skype: katia.penteado
O homem que considera a sua razão infalível está bem próximo do erro; mesmo aqueles que trem as mais falsas ideias apoiam-se na própria razão e é por isso que rejeitam tudo quanto lhes parece impossível.- O Livro dos Espíritos, Introdução item VIII – Allan Kardec